SÉRIE
Tesouros do Tapajós
  • Share :
STORY
image movie

Nossa equipe registra mais um pôr do sol de tirar o fôlego

A série de 13 documentários de 26′ é uma grande viagem que, como o nome indica, nos levará à descoberta dos “Tesouros do Tapajós”. A riqueza da região vem da fauna e da flora, mas também das pessoas da comunidade da Barra de São Manoel, localizada no extremo norte do Mato Grosso, no coração da Floresta Amazônica.

E são esses personagens que trazem suas memórias e experiências que nos permitem conhecer o passado, o presente e o futuro daquele lugar. A Barra de São Manoel nasceu nas confluências dos rios Juruena e Teles Pires (ou São Manoel) de onde tais cursos volumosos de águas formam o Rio Tapajós, região de rara beleza e que desfruta a fama de ser a mais inacessível e preservada do bioma amazônico. Timidamente, o povoado foi crescendo, servindo de aglomerado de seringueiros de origem nordestina e indígenas das etnias Munduruku, Apiaká e Kayabi.

Hoje, esse povoado é composto de um povo de forte mestiçagem produzida pela miscigenação do índio com o nordestino. Sobreviviam como ribeirinhos, enfrentando as mazelas da vida, até à chegada da pesca esportiva ao local. A maioria admite que foi a melhor coisa que aconteceu por ali, nos últimos anos. Hoje, muitos vivem da exploração da pesca esportiva e têm acesso a melhores condições de vida por causa dela.

E afinal, quem é este povo? O que ele nos diz sobre os fluxos migratórios na Amazônia e no Brasil em geral? Que futuro preveem para o Tapajós? Essa série pretende trazer estas respostas.

Direção de Luiz Ferraz

Produção Executiva de Gal Buitoni

 

 

Exibido no FishTV