DOCUMENTÁRIO
Outro Rolê
  • Share :
Outro Rolê
STORY
image movie

Vista da Ciclovia do Rio Pinheiros

O documentário “Outro Rolê” retrata a utilização da bicicleta nas regiões mais carentes da cidade. uma discussão sobre a mobilidade nas grandes cidades tendo a bicicleta como fio condutor dessa narrativa. A utilização da bicicleta como uma ferramenta social, democrática e inclusiva.

Nos últimos anos a cidade de São Paulo vive um processo que muitas outras cidades já passaram, o incentivo à utilização de bicicletas e uma busca por novas alternativas de transporte. Em um país cheio de contrastes e sem infraestrutura esse processo torna-se mais delicado. Ao mesmo tempo em que a região central da cidade se transforma, a bicicleta é utilizada nas periferias de São Paulo há muitos anos, sendo um dos principais meios de locomoção. A “bike” nessas regiões é utilizada muito antes de se discutir mobilidade, meio ambiente e saúde. Trata-se de uma necessidade e muitas vezes a única opção de transporte e lazer para muitos.

O documentário “outro rolê” mergulha nas regiões extremas da cidade, onde a infraestrutura e as necessidades básicas não são entregues à população, com o objetivo de revelar o poder das bicicletas nessas regiões, falando de cultura, comportamento e carências nas comunidades que têm a bicicleta como parte integrante; de pessoas que a vêem como uma extensão de seu próprio corpo e muitas vezes como o único modo de chegar ao seu destino final.

“Outro rolê” revela uma diversidade de universos por meio de personagens cheios de histórias relacionadas à bicicleta, tendo como pano de fundo a cidade de São Paulo. Os personagens são moradores das regiões leste, oeste, norte e sul de São Paulo, que, por razões particulares, demonstram que a bicicleta pode ser uma escolha, um estilo, uma cultura, uma necessidade ou mesmo significar a sobrevivência. “Outro rolê” coloca a bike como debate de mobilidade urbana e democratização da cidade pela perspectiva de quem mais luta por seus direitos.
Direção de Guilherme Valiengo